quarta-feira, 14 de abril de 2010

OS GÊNIOS DO DIA SEGUINTE

Por TADEU ROCHA



Toda vez que acontece uma tragédia surge nos diversos programas de televisão os Gênios do Dia Seguinte. São geólogos, metereologistas, engenheiros, etc. Depois da desgraça feita aparecem os especialistas para explicarem por que aconteceu. A tragédia do Rio de Janeiro e Niterói poderia ter sido evitada. Mas houve omissão dos especialistas e dos políticos. Lembrem que antes houve a tragédia de Angra dos Reis, que deveria ter soado como alerta. Mas esse alerta foi ignorado.
O Recife poderia ter sido palco de grandes tragédias tanto nos morros, como principalmente nas palafitas que existiam no Pina. Houve omissão durante anos por parte de prefeitos e governadores. João Paulo rompeu com o descaso e foi pró-ativo. Removeu os moradores das palafitas para moradias mais dignas e seguras, além de realizar excelente trabalho na prevenção de deslizamentos nos morros. Foi Gênio da Hora Certa e não do Dia Seguinte. Cito exemplo do Recife para mostrar o quanto às autoridades e especialistas do Rio de Janeiro foram omissos. Para se ter uma idéia o PDT esteve à frente da Prefeitura de Niterói em 25 dos últimos 30 anos. Tempo demais e soluções de menos. Chegaram a comparar a tragédia com o Tsunami da Malásia, pra dizer que não poderia ter sido feito nada. Mas poderia.
Há uma briga enorme entre os Estados em relação às riquezas do pré-sal. Mas duvido muito que por trás dessa briga exista o interesse em investir em moradia segura para moradores de área de risco. As preocupações são outras. Enquanto isso chamem os Gênios do Dia Seguinte, que deveriam ser historiadores e arqueólogos, porém são geólogos, engenheiros e políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário